Você sabe o que é pink money?
"Pink money" é uma expressão utilizada para se referir ao
poder de compra de pessoas LGBTQIA+
O termo surgiu nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990:
momento em que a causa LGBTQIA+ ganhou maior visibilidade
O debate sobre direitos e necessidades da população LGBTQIA+
estimulou a realização de pesquisas voltadas ao padrão de consumo desse público
Os resultados indicavam alto potencial de consumo
E o nicho foi considerado por pesquisadores o "mercado dos sonhos"
Os gastos no e-commerce de lares LGBTQIA+ são 27%* maiores
que os de famílias que não tem alguém da comunidade
*dados de 2022, da pesquisa Rainbow Homes da NielsenIQ (empresa de inteligência de consumidor)
Isso se mantém até hoje:
Foto: Mídia Ninja / 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de SP
O Turismo LGBTQIA+, nicho que busca oferecer maior acolhimento à comunidade durante viagens,
é considerado quatro vezes mais rentável* que o turismo convencional
*Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) e a Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA)
28ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de SP / Foto: Mídia Ninja
Em 2022, a Parada LGBTQIA+
de São Paulo foi responsável por movimentar R$ 764 milhões na cidade
A explicação para esses valores, segundo Paul Thompson (fundador da empresa LGBT Capital), é que
pessoas LGBTQIA+, em sua maioria, não têm filhos e estão propensas a gastar mais com cultura, lazer e turismo
Destinar produtos e experiências ao público LGBTQIA+ é um meio de:
demonstrar apoio à causa
promover diversidade
contribuir para a inclusão
Mas algumas marcas usam a causa apenas para vender
Sem de fato prezarem pelo direito de pessoas da comunidade
Parte delas se manifestam
somente
no mês do orgulho
e nos demais meses deixam a causa LGBTQIA+ de lado
Outras, enquanto
se dizem aliadas
cometem práticas prejudiciais aos direitos humanos
Como financiar políticas anti LGBTQIA+
ou
mant
er ambientes corporativos discriminatórios
Essas
práticas de falso apoio
à comunidade LGBTQIA+ são conhecidas como:
“pinkwashing” ou
“rainbow washing”
Para manter engajamento do público LGBTQIA+ e ao mesmo tempo apoiá-lo, é importante:
garantir maior representatividade em propagandas
Falar sobre os direitos de pessoas LGBTQIA+ com maior frequência,
em outras datas,
além
das consideradas importantes
(como o mês do orgulho)
incluir ações de diversidade e inclusão dentro das empresas
Quer saber mais sobre direitos de pessoas LGBTQIA+?
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