Você sabe o que é pink money?

"Pink money" é uma expressão utilizada para se referir ao

poder de compra de pessoas LGBTQIA+

O termo surgiu nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990:

momento em que a causa LGBTQIA+ ganhou maior visibilidade

O debate sobre direitos e necessidades da população LGBTQIA+

estimulou a realização de pesquisas voltadas ao padrão de consumo desse público

Os resultados indicavam alto potencial de consumo

E o nicho foi considerado por pesquisadores o "mercado dos sonhos"

Os gastos no e-commerce de lares LGBTQIA+ são 27%* maiores

que os de famílias que não tem alguém da comunidade

*dados de 2022, da pesquisa Rainbow Homes da NielsenIQ (empresa de inteligência de consumidor)

Isso se mantém até hoje:

Foto: Mídia Ninja / 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de SP

O Turismo LGBTQIA+, nicho que busca oferecer maior acolhimento à comunidade durante viagens,

é considerado quatro vezes mais rentável* que o turismo convencional

*Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) e a Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA)
28ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de SP / Foto: Mídia Ninja

Em 2022, a Parada LGBTQIA+
de São Paulo foi responsável por movimentar R$ 764 milhões na cidade

A explicação para esses valores, segundo Paul Thompson (fundador da empresa LGBT Capital), é que

pessoas LGBTQIA+, em sua maioria, não têm filhos e estão propensas a gastar mais com cultura, lazer e turismo

Destinar produtos e experiências ao público LGBTQIA+ é um meio de:

demonstrar apoio à causa

promover diversidade

contribuir para a inclusão

Mas algumas marcas usam a causa apenas para vender

Sem de fato prezarem pelo direito de pessoas da comunidade

Parte delas se manifestam somente no mês do orgulho

e nos demais meses deixam a causa LGBTQIA+ de lado

Outras, enquanto
se dizem aliadas

cometem práticas prejudiciais aos direitos humanos 

Como financiar políticas anti LGBTQIA+ 

ou manter ambientes corporativos discriminatórios

Essas práticas de falso apoio à comunidade LGBTQIA+ são conhecidas como:

“pinkwashing” ou
“rainbow washing”

Para manter engajamento do público LGBTQIA+ e ao mesmo tempo apoiá-lo, é importante:

garantir maior representatividade em propagandas

Falar sobre os direitos de pessoas LGBTQIA+ com maior frequência,

em outras datas, além das consideradas importantes (como o mês do orgulho)

incluir ações de diversidade e inclusão dentro das empresas

Quer saber mais sobre direitos de pessoas LGBTQIA+?

Leia BD!